Avaliação: renegociação da dívida traz pequeno alívio ao RS

Avaliação: renegociação da dívida traz pequeno alívio ao RS
Compartilhe!

O deputado federal Giovani Cherini (PDT/RS) acompanhou a aprovação do projeto que renegocia a dívida dos estados e municípios com a União, em tramitação no Congresso Nacional. Na semana passada, 5, o Senado reafirmou na íntegra o texto e as emendas apreciadas pelos deputados. “Estávamos de olho no projeto. A aprovação era necessária para, ao menos, termos um pequeno alívio na situação do Rio Grande do Sul”, disse o parlamentar.

O Estado, aliás, vinha com muito interesse na renegociação. A dívida com a União é de R$ 45,2 bi e com a revisão passa a R$ 14,8 bi. “Temos o interesse de continuar acompanhando os passos do governo. A expectativa é que o Estado faça as melhorias e investimentos que são prioritários”, salientou Giovani Cherini.

O governador Tarso Genro esteve presente no plenário acabou sendo saudado por vários senadores devido ao esforço que fez pela mudança no cálculo da dívida dos estados. Segundo ele, a alteração diminuirá o valor total e permitirá o Rio Grande do Sul captar novos empréstimos. “Será um grande passo para o equacionamento da dívida pública do Estado. A partir de janeiro, o governador eleito terá que conduzir a redução das prestações, o que vai dar uma folga de caixa concreta e imediata”, observou. O texto segue para a sanção da presidência da república.

Assessoria de Comunicação

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *