Considerado um deputado cooperativista, com importantes ações e projetos no cooperativismo Giovani Cherini (PDT/RS), ocupou a tribuna da Câmara Federal para ressaltar suas atividades acerca do tema.
Durante seu pronunciamento, Cherini falou sobre sua formação em Cooperativismo com qualificação em Israel e na França. Ele ainda destacou o privilégio e a responsabilidade de ser o relator do Projeto de Lei 271/2005 que trata sobre o Ato Cooperativo. O projeto não foi apreciado em plenário, mas o parlamentar acredita que seja votado e aprovado em 2014 beneficiando o cooperativismo nacional. O deputado também é relator do projeto que determina que os recursos do FAT possam ser administrados por cooperativas de crédito.
Cherini trabalha na área da legislação cooperativista desde que era deputado estadual, é autor da Lei Estadual do Cooperativismo que beneficiou o setor de diversas maneiras, criando o Fundo Estadual e o Conselho de Cooperativismo do RS. Na sua fala também destacou e elogiou o trabalho desenvolvido pelo presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Márcio Lopes de Freitas. E ainda relatou as duas Missões Oficiais que participou junto com o Sicredi para representar a Câmara. Esteve na Polônia e no Canadá participando da Conferência Mundial das Cooperativas de Crédito da Woccu.
Para encerrar falou da sua trajetória no cooperativismo, iniciou sua vida profissional na Cotrijal de Não-Me-Toque, trabalhou também nas cooperativas Cotrisal, Cresol e Fecotrigo e foi Conselheiro Fiscal do Sicredi.