Giovani Cherini pede auxílio do governo federal para melhorar a situação das cheias no RS

Giovani Cherini pede auxílio do governo federal para melhorar a situação das cheias no RS
Compartilhe!

Em pronunciamento na tribuna da Câmera Federal nesta terça-feira, 1º de julho, o deputado federal Giovani Cherini (PDT/RS) pediu auxílio do governo em referência às cheias, um dos piores momentos da sua história em termos de enchente. “São quase 10 mil pessoas fora de casa por causa do temporal. O nosso estado precisa de atenção especial”, afirmou o parlamentar.

As chuvas que atormentaram o Rio Grande do Sul durante toda a semana passada continuam a causar estrago. Aproximadamente 80 municípios estão afetados e decretaram emergência. “As imagens são fortes. As nossas estradas, pontes e plantações estão completamente destruídas”, observou Giovani Cherini.

A região de São Borja é uma das mais atingidas pelas enchentes. O nível do Rio Uruguai continuou a subir nos últimos dias. “Conversei com o prefeito Farelo, de São Borja e com o prefeito Gil Marques, de Itaqui. Eles relataram a situação preocupante que se encontra a região. Por isso, peço que o governo federal auxilie o Rio Grande do Sul a tratar desta crise”, disse o deputado federal.

Ainda nesta terça-feira, Giovani Cherini esteve em audiência com o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Neri Geller. Entre os assuntos da pauta, o pedetista reiterou o pedido de auxílio ao Estado em função das enchentes. O ministro indicou aos municípios que acionem um seguro para liberação de maquinário na recuperação das estradas.

Na ocasião, os prefeitos de Pinheirinho do Vale, Taquaruçu do Sul e Vista Gaúcha entregaram o decreto de emergência ao ministério.

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *