“Obrigatoriedade de emplacamento de tratores e máquinas agrícolas pode ser adiada por um ano”, afirma Giovani Cherini
A luta em prol dos agricultores recebe destaque nas ações do deputado federal Giovani Cherini (PDT/RS). Em esforço concentrado com demais integrantes da bancada ruralista, o parlamentar pode dar boa notícia às pessoas ligadas ao setor. Em reunião ocorrida nesta tarde, 10, no Ministério das Cidades, foi sinalizado o adiamento por um ano da resolução do Contran que torna obrigatório o emplacamento de tratores e máquinas agrícolas. “Essa ação demonstra a força dos agricultores do nosso estado e do nosso país. Vamos continuar lutando para encerrar de vez esse assunto, pois é uma questão inadmissível”, ressaltou Giovani Cherini.
Assim, a validade da normativa começaria somente em 1º de janeiro de 2016 e os deputados poderiam ocupar o intervalo de tempo para fazer as alterações de texto necessárias para ser aprovadas mais adiante. “Agora, a próxima etapa é a oficialização da medida pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que já pode ocorrer na próxima semana, dia 18”, avisou o deputado federal.
O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), órgão do Ministério das Cidades, apresentará uma proposta ao Conselho Nacional de Trânsito (Contran) para adiar o prazo de emplacamento das máquinas agrícolas. A Resolução 447/2013, do Contran, que está em vigor, determina o emplacamento dessas máquinas até 31 de dezembro de 2014. O adiamento é necessário para concluir a adaptação do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavan).