Trabalho por apoio do Ministério da Justiça para resolver questão indígena em Soledade

Trabalho por apoio do Ministério da Justiça para resolver questão indígena em Soledade
Compartilhe!

O deputado federal Giovani Cherini (PDT/RS) participou de audiência no Ministério da Justiça, em Brasília. Acompanhado da chefe de gabinete, Adriane Cerini e do prefeito de Soledade, Paulo Ricardo Cattaneo, o parlamentar tratou sobre a questão indígena em sua terra natal. Marcelo Veiga, assessor especial do ministro José Eduardo Cardozo, se comprometeu em buscar alternativas para resolver esta demanda. “O primeiro passo a ser dado é encaminhar o assunto à Funai e questionar o órgão quanto ao seu conhecimento da situação dos índios em Soledade, disse o pedetista.

Giovani Cherini pede a averiguação de locais no Estado para que os indígenas possam ser instalados adequadamente em área da Funai. “Solicitamos providências do Ministério da Justiça e da Funai, pois as pessoas não podem ficar desamparadas em local impróprio e de maneira irregular”, explicou o deputado federal.

Durante o mês de novembro, aproximadamente dez famílias se instalaram em Soledade, em uma área pertencente à União nas margens da BR-386. Representantes dos indígenas compareceram na prefeitura buscando atendimento na área da saúde e disponibilizando água no local do acampamento. O prefeito Paulo Ricardo Cattaneo destaca que, a cada semana, mais famílias estão chegando ao local, totalizando cerca de 100 índios até o momento. “Estamos disponibilizando todo o suporte possível para as famílias. Porém, em relação à água, o município não possui rede disponível no local e nem autorização da União para instalação”, argumentou.

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *